segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Depressão Pós-parto

Girls.....hoje o assunto é sério e delicado......vou contar um pouco da minha história para vocês...

Desde que eu era adolescente sonhava em ser mãe...e como sempre fui esquecida errava demais na pílula anticoncepcional e tinha relações com meu primeiro marido numa boa,nem me preocupava,eu mal entendia de remédios,tinha só 16 anos...

Nos separamos quando eu tinha 17 anos....daí namorei uns carinhas....nada muito sério....conheci o homem da minha vida em 2000...foi meu segundo marido....e também cometia os mesmos erros com o remédio.....mas nada nunca acontecia....nunca engravidei ou h0uve suspeita...nos separamos também


Com o passar dos anos...cheguei a conclusão que jamais seria mãe....deixei de sonhar...sofria muito pois via mamães com seus bebês e pensava...jamais vou viver isso...primeira pq não arrumo quem goste de mim de verdade....segunda pq já errei tanto nos comprimidos e até agora nada?


Eu estava com 24 anos e comecei a ter um relacionamento fixo com o pai da minha filha...e a gente não se protegia por ser uma relação de confiança....ele não me traía e nem eu à ele(super errado e não recomendo).....no dia que engravidei ele sentiu na hora...incrível...e falou que a gente errou....era para ter tirado fora(se é que vcs me entendem)....pois não demorou muito e descobri:Estava grávida!!!

Nossa.....foi um turbilhão de emoções,ele rejeitando de cara a possibilidade de ser pai,eu eufórica e mega feliz.....aquilo foi juntando...tivemos várias discussões....

Para encurtar,na maternidade,após ter ganho a neném,coisa mais linda do meu mundo,meu obstetra falou:Sra Priscila,amanhã você já está de alta!

Na hora meus olhos se encheram de água..eu pensei:peraí,e agora o que eu faço em casa com meu neném?....como vou dar banho?como vou amamentar?se chorar o que eu faço?Aqui na clínica é só apertar o botãozinho vermelho e to salva mas e em casa?

Eis o primeiro sintoma da depressão pós-parto......Girls foi difícil...eu não cuidei mais de mim....me afundei.....tava com kg a mais,cabelos maltratados,pele horrível e fazendo de tudo para não me afundar mais ainda e cuidar da minha bebê,pois eu sempre lembrava:uma mãe com depressão muito profunda pode levar o bebê a óbito....e eu jamais faria mal à ela....jamais....eu tentava me manter firme e colocar meu amor à ela acima de tudo!!!

Mesmo assim levei uns 6 meses mal,triste,pra baixo.sem vontade de nada,não fiz mais almoço,não cuidava de mim,só cuidava dela,24 só para ela.....e perdi o desejo sexual....logo eu que adoooooooooro fzr aquilo gente!!!

Até que minha mãe falou:Como é que é?.....vai continuar assim vou dar a sua filha para o pai dela...ela tem família e vão cuidar dela....

Pensei...o que?...não...eu vou sair dessa.....

E assim fiz....comecei a me arrumar...cortei os kbelos e mudei a cor....fiz dieta para emagrecer.....já perdi 16 kg......e comecei a frequentar blogs de beleza,maquiagens e afins.....e descobri que amo maquiagem e não vivo mais sem!!!

Mas minha intensão é a seguinte:Se você está passando por isso.....conte a seus parentes,não tenha vergonha,a depressão pós-parto acomete muitas mamães na primeira gestação,procure ajuda pois você não está sozinha....olhe para seu bebê e lembre-se:ele(a) necessita muito mais do que você possa imaginar!!!!

Depressão pós-parto

Mais da metade das mamães depois do parto, entre o segundo e quarto dia, sentem-se mais sensíveis e cansadas, com uma tristeza sem motivo, choro fácil, irritabilidade e um sentimento de incapacidade de cuidar do filho, da casa e do marido. São sintomas que não interferem nas atividades e tarefas do dia-a-dia da mamãe e no seu relacionamento com as outras pessoas.

Diante daquela “coisinha” desconhecida a mamãe fica preocupada por não saber o que o bebê quer. Mamãe e bebê se conhecem pouco nos primeiros dias e isso gera angústia e apreensão.

É uma depressão leve conhecida como “Blues post partum”. Pode durar poucos dias até 4 ou 5 semanas. Não requer uso de medicação e a mulher melhora espontaneamente com apoio familiar e sem intervenção médica ou psicológica. O melhor é que as mamães conversem sobre o que estão sentindo, sem se sentirem culpadas por estarem tristes.

São mínimas as possibilidades de uma depressão leve evoluir para uma depressão pós-parto mais grave. A depressão pós-parto propriamente dita inicia-se até o sexto mês após o parto e com sintomas mais severos. Atinge por volta de 15% das mulheres.

A mamãe sente uma tristeza muito grande de caráter prolongado, sentimento de culpa, com baixa auto estima e perda de sentido para a vida. Muitas vezes se acha incapaz de cuidar do seu bebê e passa a ter dificuldades de amamentá-lo e suprir suas necessidades básicas, não sendo capaz de cuidar dela própria também. Pode, em casos mais graves, tentar o suicídio, abandonar o bebê ou mesmo tentar matá-lo.

Sintomas - Alguns sintomas físicos podem ser observados como alterações gastrointestinais, intestino preso ou solto, boca ressecada, dores de cabeça, insônia, alterações de apetite e perda do interesse por sexo. É uma doença incapacitante que só se resolve com uso de medicações antidepressivas e com acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Fonte Guia do bebê by UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindas e voltem sempre Girls!
Eu respondo a todas aqui pelo Blog tah?
Bjinhossss e não saiam sem comentar viu?