O padrinho da minha filha e o meu tio foram passear pelo Sul da Bahia,e estavam me mostrando ontem um dvd com as imagens por onde passearam,o hotel que é lindíssimo,os rios,enfim....e conheceram também a Cidade Histórica e a Tribo dos Índios Pataxós.....da tribo me trouxeram um cordão feito pela índia Jaçanã,que usa sementes de pau brasil (ou pau-brasil ?com a reforma ortográfica confesso que fiquei perdida)que dizem ser muito sorridente....gente amei.....que honra um cordão feito por uma índia?...isso tem um valor sentimental inestimável..... e do artesanato local um outro cordão e um par de brincos lindos e da cor que eu amo!!!!!
Aproveitei e pesquisei um pouco sobre o passeio deles e descobri também que atualmente os pataxós vivem na reserva de Barra Velha,no Parque Nacional de Monte Pascoal,em Porto Seguro,Sul da bahia.Entre eles há uma divisão,os simples pataxós e os pataxós hãhãhãi.Site que pesquisei foi esse aqui->http://www.feriasbrasil.com.br/ba/portoseguro/
Lojinhas garantem o movimento diurno na Passarela do Álcool Foto: Jota Freitas (Bahiatursa) Um dos maiores shoppings a céu aberto da Bahia é a Passarela do Álcool. Lojas, boutiques e barraquinhas - montadas ao entardecer – convidam a colocar a mão no bolso e comprar lembranças para amigos e inimigos. Tem sempre alguma coisa que é “cara” de alguém. São camisetas com frases divertidas, chapéus, chaveiros, acessórios de praia, artesanato... O melhor é que não é preciso sair da praia mais cedo para fazer compras - o comércio funciona até meia-noite. Já o artesanato típico da região, produzido pelos índios pataxós, pode ser adquirido em Santa Cruz Cabrália, na aldeia da praia de Coroa Vermelha. São dezenas de peças como gamelas de jacarandá, pau-brasil e outras madeiras de lei, além de objetos de decoração e acessórios feitos com sementes, palha, cipó, penas, bambu e argila. Os produtos são encontrados a preços acessíveis nas lojinhas simples, cobertas de sapê. Foto: Jota Freitas (Bahiatursa) Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil. Taperapuã: Praia tem movimento o ano inteiro Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam bem vindas e voltem sempre Girls!
Eu respondo a todas aqui pelo Blog tah?
Bjinhossss e não saiam sem comentar viu?