domingo, 22 de março de 2009

Presentinhos!!!!!










O padrinho da minha filha e o meu tio foram passear pelo Sul da Bahia,e estavam me mostrando ontem um dvd com as imagens por onde passearam,o hotel que é lindíssimo,os rios,enfim....e conheceram também a Cidade Histórica e a Tribo dos Índios Pataxós.....da tribo me trouxeram um cordão feito pela índia Jaçanã,que usa sementes de pau brasil (ou pau-brasil ?com a reforma ortográfica confesso que fiquei perdida)que dizem ser muito sorridente....gente amei.....que honra um cordão feito por uma índia?...isso tem um valor sentimental inestimável..... e do artesanato local um outro cordão e um par de brincos lindos e da cor que eu amo!!!!!
Aproveitei e pesquisei um pouco sobre o passeio deles e descobri também que atualmente os pataxós vivem na reserva de Barra Velha,no Parque Nacional de Monte Pascoal,em Porto Seguro,Sul da bahia.Entre eles há uma divisão,os simples pataxós e os pataxós hãhãhãi.Site que pesquisei foi esse aqui->http://www.feriasbrasil.com.br/ba/portoseguro/








Lojinhas garantem o movimento diurno na Passarela do Álcool Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
Um dos maiores shoppings a céu aberto da Bahia é a Passarela do Álcool. Lojas, boutiques e barraquinhas  - montadas ao entardecer – convidam a colocar a mão no bolso e comprar lembranças para amigos e inimigos. Tem sempre alguma coisa que é “cara” de alguém. São camisetas com frases divertidas, chapéus, chaveiros, acessórios de praia, artesanato... O melhor é que não é preciso sair da praia mais cedo para fazer compras - o comércio funciona até meia-noite. Já o artesanato típico da região, produzido pelos índios pataxós, pode ser adquirido em Santa Cruz Cabrália, na aldeia da praia de Coroa Vermelha. São dezenas de peças como gamelas de jacarandá, pau-brasil e outras madeiras de lei, além de objetos de decoração e acessórios feitos com sementes, palha, cipó, penas, bambu e argila. Os produtos são encontrados a preços acessíveis nas lojinhas simples, cobertas de sapê.







Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil.  
Taperapuã: Praia tem movimento o ano inteiro Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas. A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora as palavras de ordem sejam axé e lambaeróbica – em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Álcool -, há opções também para quem chega em busca de paz e tranquilidade, como o charmoso Arraial d´ Ajuda e a rústica vila de Trancoso. Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as hamoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. E nada disso impede a agitação, que faz dos dias e das noites da cidade uma verdadeira maratona. Para relaxar, mergulhe nas piscinas naturais de águas mornas que se espalham por quase toda a orla.  

Agito de sobra na Passarela do Álcool, que reúne lojas, bares e restaurantes

Nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal - permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.  Em resumo: Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindas e voltem sempre Girls!
Eu respondo a todas aqui pelo Blog tah?
Bjinhossss e não saiam sem comentar viu?